Thelma Rosa & Banda Diroki



Por iniciativa da cantora e compositora Thelma Rosa, a banda Diroki começou sua trajetória em setembro de 2006. Em seu primeiro trabalho, uma guia com 13 canções, teve como protagonista na guitarra e produção, Guto Silva.
Tendo Tonel Lima na bateria, Fred Maia no baixo, Rafa Peruano na guitarra e Thelma Rosa no vocal, a banda deu início às apresentações em público. Foi com essa formação que a Diroki gravou o primeiro "CD DEMO", composto por 08 faixas, no estúdio DIGIAUDIO (Santa Tereza – BH), de Karel Prokop.
Em janeiro de 2009, Fred Maia e Rafa Peruano deixam a banda, passando a vaga para Pedro Belfort, no baixo, e Noca Tourino na guitarra. Deu-se início, então, às gravações do CD arranjado por Noca Tourino, guitarrista renomado em Belo Horizonte, tendo participação de Bráulio Mangualde na bateria. O primeiro CD da banda Diroki, homônimo, é composto por 12 faixas, sendo 09 de autoria de Thelma Rosa. Em fevereiro de 2010 Levy Vargas assume a bateria (ficando até novembro do mesmo ano) e no dia 10 de setembro de 2010 foi lançado este primeiro CD na casa de Shows Major Lock-BH.
Além de marcar presença em várias casas noturnas de Belo Horizonte, a banda teve participação do BH Indie 2010. Entre março e julho de 2011, Wesley Gama assumiu a bateria, com apresentações no Centro Cultural Nem Secos, e de julho à dezembro de 2011 a bateria ficou por conta de Leonardo Gondim.
Em 2012, com Luiz Andrade na bateria e Luca Alves no baixo, a banda Diroki continua sua trajetória nas casas noturnas de BH, além da marcante presença no cenário independente, com destaque para a apresentação no Som da Sucata, em novembro 2012.
Em 2013 Fernando de Paula fez uma particiapação com a Banda Diróki no Festival de Música de Belo Horizonte.
De maio/2013 a dezembro 2016 a banda gravou seu segundo CD, intitulado "Humanidade". Agora Thelma Rosa & Banda Diroki se prepara para voltar aos palcos, com Marcelinho Xamã no violão, Felipe Augusto Santos no baixo e Robert Zimmerman na bateria. Noca Tourino na guitarra e Thelma Rosa no vocal lideram a banda desde 2009.


Integrantes


Thelma Rosa



Fundou a banda em 2006. Estudou piano e canto. Fez as composições iniciais da banda. Antes da Banda Diroki fazia backvocals na banda Supertim (Tim Maia cover) e cantou no Rivo Trio. Em ocasiões especiais faz também um show tributo Amy Winehouse. Atualmente é vocal Diróki e divide as composições com Noca Tourino.




Noca Tourino



É o músico mais experiente da banda, com uma carreira dedicada à música instrumental autoral por 30 anos. Teve em seu trabalho a participação de Toninho Horta. Tocou com o Clube da Esquina, Alda Rezende e muitos artistas renomados no cenário da música.
Guitarrista da Diroki desde 2009. É arranjador e compositor.


Robert Zimmerman

Músico natural de Belo Horizonte, com experiência no meio secular e gospel, iniciou na música seguindo os passos de seu pai – que também é baterista – e aos 4 anos de idade já realizava seus primeiros contatos com a bateria.
Aos 6 anos, após frequentar um período no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João Del Rei, o interesse por outros instrumentos (como violão, guitarra, contrabaixo, gaita, teclado) começou a crescer ao lado da paixão pela bateria.
Atuando profissionalmente desde os 17 anos de idade, esteve dividindo palcos - alguns bastante consagrados no cenário musical, a exemplo do Chevriket Hall em BH, e do Circo Voador no RJ - e em várias sessões de gravação com vários artistas e bandas. Rockerama, Tequila Honey, Little Trouble, BH Jovi, Rogério Henrique, Dom Bolo e a Tabula, Green Line, Appetite For Destruction, 4Mayer, Dodge 73 e muitos outros estão na lista de onde conferir seu trabalho, tanto na bateria e outros instrumentos, quanto na produção.

 






Marcelinho Xamã

Músico, guitarrista , violonista e pesquisador. Tem Licenciatura em música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Leciona guitarra, violão e musicalização desde 2004.
Estudou musicalização e treinamento rítmico  com Giovanni Mendes [baixista, pesquisador, professor, produtor musical e musicólogo, formado com “honras” em baixo elétrico no BIT (Musicians Institute – Hollywood- USA), bacharel em baixo acústico pela UFMG], diretor acadêmico e co-fundador da Pro-Music, dedicando-se há 25 anos ao ensino da música.​
Estudou guitarra com Reginaldo Silva (Kamikaze), Leandro do Carmo, João Nogueira, Renato Laranjo.
​2008-2009 – Bandas de música regional, no cargo de arranjador e violonista.
2012-2013 – Sonata – Escola de Música, no cargo de professor de guitarra, tendo como principal atividade a preparação de alunos para audição do fim de ano.
2013-2014 – Luther produções - nos cargos de músico de estúdio,  professor de violão, arranjador.
A partir de 2017 entra na banda Diroki para as apresentações do CD "Humanidade".
​​Suas influências são: Djavan, Marvin Gaye, Lenine, João Bosco, Stevie Ray Vaughan , Marcus Miller , Cacau Santos , Ed Motta , Lenny Kravitz , Jimi Hendrix , Gilberto Gil , Tower of Power , James Morrison , Guthrie Govan , Alex Hutchings, Nelson Faria , Cee lo Green, George Benson , Paul Jackson Jr, Norman Brown , Luciano Magno, Lô Borges, entre outros.

 

 

Felipe Augusto Santos

Nascido e residente em Belo Horizonte. Estudou composição na FEA, bem como canto, violão popular e baixo elétrico com os mestres Eliane Porto e Marlon Trindade.

É figura carimbada tanto na cena rock'n'roll de Belo Horizonte, tendo participado de bandas Seu Bulldog e Mente Nova, quanto nos bares da cidade em suas atuações solo e em bandas como o DiPilha. Atua também como sideman, tendo trabalhado ao lado de artistas como Flávia Ribeiro, Gabriel Tavares e Carol Campolina.